28 novembro, 2006

Aposentadoria no Canadá

Eu pesquisei na net sobre a aposentadoria no Canada e descobrir algumas informações legais de como funciona. No orkut, o Antônio disse o seguinte:
Para os curiosos ...
No inicio da decada de 90 o parlamento passou uma lei que mudou o sistema previdenciario federal (Quebec tem seu seu sistema provincial) de ‘beneficiente’ para ‘contributivo’ Vale o quanto vc contribuiu. Quer dizer que se vc trabalhou por muitos anos e pagava o teto maximo vc recebera 828.75 maximo por mes de aposentadoria.
Se vc chegou aqui aos 50 anos vc recebera proporcionalmente aos anos que vc contribui (100.00 por ex).
As idades sao 60 p/ mulher e 65 homem.
Ja se fala em acrescentar 2 anos a essas idades 62/67. Vc pode se aposenter ate 10 anos antes disso entretanto seus rendimentos serao proporcionais ao que vc contribuiu. O famoso ‘freedom at age 55’. Obviamente que 100.00 por mes, nao dá pra nada, pra quem contribui por pouco tempo. O governo tem entao um plano complementar para essas pessoas quando vc atinge a idade compulsoria de 60/65 http://www.sdc.gc.ca/asp/gateway.asp?hr=/en/isp/oas/oasrates.shtml&hs=ozs . Por esse plano vc recebe um complementacao maxima de 484.63 por mes basta que vc tenha atingido a idade de aposentadoria.
Oops .. ia esquencendo vc tem quer ter vivido no minimo 10 anos no Canada pra ter direito. E o teto máximo de benefício tb leva em consideracao o que vc recebe do fundo de pensao de sua empresa (RPP) ou outras fontes de renda como aluguel.
Moral de historia: o governo quer que VOCE e sua empresa seja responsavel pelo sua aponsentadoria. Dai eles oferecerem os RRSP (pra todo mundo) e RPP (pela empresa) com direito a desconto no seu imposto. Em linhas gerais a cada 1000 que vc bota no seu RRSP vc tem um desconto de 350 no seu imposto de renda (ha aliquotas que variam de acordo com o que vc ganha). E ambas contribuicoes sao feitas no sertor privado (bancos, trusts, seguradoras, etc)

RRSP & RPPRPP (Registered Pension Plan) se assemelham aos Fundos de Pensao que a gente tem no Brasil. As regras do plano variam de empresa pra empresa. Se vc pode sacar todo duma vez, os limites maximos de saque por ano, idade pra fazer os saques, etc.Os RRSP ( Registered Retirement Saving Plan) funcionam como um 'Tax shelter protection'. Ele e' todo regido pelo areas de financas do governo ja que se relaciona ao imposto de renda. Por lei vc pode sacar seu RRSP a qualquer hora em parcelas ou todo duma vez. Nao é necessario esperar a aposentadoria. Entretanto isso foge ao proposito do plano cuja ideia é vc fazer saques anuais depois de aposentado. Pra cada dollar que vc investe no plano o governo te devolve parte como restituicao de imposto de renda. Da mesma maneira os redimentos ganhos no plano, se algum, sao 'tax free'. Como vc proprio administra seu RRPS vc pode perder o que investiu se fizer escolhas inadequadas. O X da questao e' que na hora que vc for fazer as retiradas (sejam parcias ou todo o valor acumulado) tem de pagar de volta ao governo o imposto que foi 'deffered'.
Na verdade o governo nao ta lhe dando dinheiro, ele ta apenas lhe dando mais tempo pra vc pagar o imposto, diga-se apos se aposentar quando seu rendimentos vao decair. Do valor acumulado no seu plano vc tb pode pegar ate o limite de 20,000 pra dar entrada na sua primeira casa, mas esse dinheiro tem posto de volta no seu plano nos proximos 15 anos do contrario vc paga imposto sobre ele.
PS.: Opiniao pessoal ... nao recomendaria a ninguem tirar dinheiro do RRSP pra nada, nem mesmo pra dar de entrada numa casa. Alem de se perder o beneficio de nao pagar imposto sobre os rendimentos que seriam gerados, vc ainda tem que repor o dinheiro sob pena de ter que reembolsar o Revenue Canada pela restituicao que lhe foi dada.
_______ #-#-#_________

Por esta explicação, na minha opinião, a pessoa que contribue, terá que ter um fundo de pensão à parte para poder viver dignamente na velhice. Não me parece muito diferente ao INSS do Brasil. E sobre poder retirar o dinheiro do RRSP, achei que não é bom negócio fazer isto, se você contribue para a aposentadoria para que retirar antes? Não vejo lógica nisto...

17 novembro, 2006

Tenho o perfil?

Bom, venho há alguns dias me perguntando. Será que tenho o perfil que Quebec precisa? Será que posso ser aceita nesta província? Para responder estas dúvidas, comecei a pesquisar mais, e mais... De todos os requisitos que a Imigração pede, tenho que ter pelo menos 3 deles, então vamos analizar:
1º - Ter idade entre 21 à 35 anos ( tenho 31 anos) - ok
2º - Francês fluente (vou começar a estudar francês em janeiro/2007) - ok em andamento
3º - Escolaridade técnólogo ou universitário, mínimo ( tenho universidade) - ok
4º - Experiência de trabalho de no mínimo 2 semanas - (tenho, porém em outra atividade ...fiz universidade em Turismo, mas trabalho com contabilidade ha muito mais que 5 anos) - acho que está ok, eu acho...neste ítem não tenho certeza...
5º - Esteve no Canadá por mais de 2 semanas (sim, estive lá por 5 meses feitas em duas viagens) - ok
6º - Parentesco no Canadá (sim, tenho irmã e sobrinha que moram em Montreal) - ok
7º - Amigos no Canadá (sim, tenho alguns amigos e amigas Canadenses) - ok

Analisando, os ítens mais importante são: ter idade até 35 anos, ter um diploma, e falar francês.
Tendo esses três ítens, conforme foi dito na palestra oficial de Quebec, é quase certa a aprovação da Imigração. É claro, outro ítem fundamental é ter $$ para se sustentar pelo menos por 3 meses.
No meu caso, exceto a língua "frances" que vou começar a aprender em janeiro de 2007, acho que preencho os requisitos mínimos para a imigração....
Eba!!! Que bom!!!!

Palestra Oficial


No dia 14/10/06, fui na palestra oficial do Quebec que foi realizada no auditório da Aliança Francesa. Realmente tem muita gente querendo imigrar, estava lotada!!
Talvez por este motivo, em outubro/2006, a Imigração do Quebec modificou a forma de selecionar as pessoas interessadas em imigrar... Umas das alterações foi no requisito idade. Agora podem imigrar pessoas com a até 35 anos. Quem tiver interesse em imigrar que tenha mais de 35 anos, que tenha a intesão de imigrar sózinho (a), possivelmente não será aprovado, uma alternativa que a palestrante falou, seria que a única possibilidade de conseguir seria se for casado (a) e o companheiro (a) tenha menos de 35 anos. Claro, deverá ter os outros requisito também, como o francês fluente e nível técnico ou universitário. A lista de profissões estão sempre em constantes atualização... A profissão da qual sou formada já não consta mais na lista, mas posso compensar com os outros requisitos. Assim eu espero... Mas, basicamente tudo que ela falou na palestra eu já sabia. Afinal, quando você decide imigrar é natural que vá pesquisando tudo sobre o assunto. É fácil, na internet tem muitas informações, basta ter paciência e pesquisar muito...

07 novembro, 2006

Escola de francês


Começa agora a minha busca por uma boa escola de francês, mas o dificil é achar boa e barata.... Alguém tem sugestões? Comecei a pesquisar pela Alianca Francesa, nossa como é cara esta escola, vou continuar a procura sei que vou achar...
Verifiquei na Wizard os valores são bem mais em conta, mas achei que o método não seria eficaz para aprender o francês. Acho a escola boa, pois estudo inglês lá, mas para o francês que tem uma gramática mais detalhada, talves o método não seja o ideal.
E pensando melhor, a própria imigração indica a Aliança Francesa, como uma boa escola para o apredizado do frances. Sei que não conta pontos estudar nesta escola ou em outra, mas dá uma boa impressão. O que vai definir se o francês é bom ou não, vai ser na entrevista, na conversação....ai ai ai....
Então me decidi...
Vou me matricular no intensivo em janeiro na Aliança Francesa, e depois na turma regular no decorrer do ano. Vou começar a aprender fazer biquinho....rsr...

01 novembro, 2006

Temporada em Montreal

Minha temporada em Montreal no ano passado, postei algumas paisagens...Neste período foi em junho à setembro de 2006. Saudades!!!