08 dezembro, 2006

Comentários da minha temporada em Montreal

Neste post vou descrever um pouquinho a minha viagem à Montreal no ano passado, mas só descreverei as coisas que gostei e não gostei, pois sobre os lugares turísticos vocês vão achar pesquisando, então estive lá entre 01/06/2006 à 30/09/2006, fui fazer um curso de inglês, claro que não fiquei só estudando, fiz um pouco de turismo também, conheci as seguintes cidades: Montreal (aonde estudei), Quebec city, Otawa, Magog e MontTremblant. Irei enfocar somente em Montreal.
Ao chegar em Montreal, estava com tantas espectativas, já no avião, ficava pensado em tantas perguntas, tentando encontrar as respostas, antes de chegar, tipo: como será que vai ser? Será que vou gostar? Será que vou gostar do lugar, das pessoas?
Isto porque eu fui passar somente uma temporada por lá. Imaginem quando eu imigrar, vai ser um turbilhão de pensamentos....

Quando cheguei, fui recepcionada pela minha irmã e meu cunhado, e junto com uma onda de pólem no ar, quando eu fui era verão, descobri que sou alérgica, a pólem....espero que isto não seja um sinal. Para todo lugar que eu olhava, eu ficava impressionada com a limpeza, as ruas sem buracos, tudo muito florido, as casas igualzinhas nos filmes, os jardins bem cuidado, os canadenses tem paixões por um belo jardim, e todos que podem, fazem como terapia, passatempo.

A prefeitura, cuida dos jardins, e vasos de flores públicas, normalmente nos bairros tem um arranjo de flores em volta de cada poste nas ruas, e existem uns caminhões próprio que vai em cada arranjo de flores que fica no alto para regar, eu achei o máximo... Aqui no Brasil, quando tem flores fica por conta da chuva, isto se não arrancarem antes.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting


O ônibus passa todos os dias pontualmente no ponto, e tem mais, não adianta levantar o braço...rsr... Devem estar pensando que eu cometi este mico, né...?! Mas não cometi, me avisaram... Existe uma tabela de horários, que você se programa por ela, e pode contar no horário certo.

Mas nem tudo são flores...
Não gostei do metrô, são velhos, comparados com os de São Paulo e nem das estações, pois a maioria delas não tem escadas rolantes, se vc tiver o azar de quebrar a perna, com certeza irá ter dificuldades para andar de metrô. Mas sempre tem aquelas estações, que são "principais" que tem até telão, que fica passando clips, e informando o tempo restante que falta para o trem chegar, isto achei legal. Algumas estações tem saída para o shopping sub-terraneo, inclusive o trem que vai para outras cidades também. Alias estes shoppings subterraneos são ótimos para o rigoroso inverno. Existem prédios comerciais que também tem acesso aos shoppings subterraneos, todos eles são interligados entre si por de baixo da terra (metrô, trem, shoppins e prédios comerciais)são vários andares de baixo da terra, muito louco....adorei!!! Acho que a universidade Mc Gill também é interligada ao mundo subterraneo, atraves do próprio metro Mc Gill, mas não tenho certeza...
Os Canadenses em geral achei bem atenciosos, nas lojas eles tiveram muita paciência comigo, pois eu estava pela 1ª vez me virando no inglês sozinha e todos sem exeção me ajudaram, as vezes quando a coisa enrolava, até o espanhol tentavamos falar.....foi engraçado..... conheci os amigos do meu cunhado, todos foram bem receptivos. Claro que eles não são como os cariocas que chegam para fazer amizade, mas poderia equiparar com os Paulistas, são solicitos, mas não evazivos.
São educados até no transito, nos bairros não é necessário ter um farol para o carro parar para você passar, basta você colocar o pé no asfalto e pronto, os carros já param para você atravessar, a sem pressa heim pode atravessa tranquilamente. Eu estranhei muito porque em São Paulo só falta o motorista te xingar porque você está atravessando na faixa de pedestre e ainda se você continuar corre o risco de ser atropelado.
A diferença não está só nos motoristas, mas também nos pedestres, pois quando tem farol os pedestres esperam o sinal verde para atravessar.... claro, que se não tiver ninguém não tem motivo para ficar parado e né. Esta regra não funciona muito no centro, como também tem transito, é bom ficar esperto....
A limpesa é extraordináriamente impressionante, realmente nos parques nas ruas não tem comparação com São Paulo, lá tudo é arrumadinho, grama aparada, e tudo limpo, tudo mesmo. Os parques são ótimos para frequentar, geralmente não ficam lotados, como os de São Paulo que quase não dá para andar, ficamos tropeçando um no outro, os parques de Montreal você anda tranquilamente praticamnte você e a natureza. De uma olhada nas fotos abaixo, no parque e no centro:

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting

6 comentários:

Edu Duda Moraes disse...

Ola Elaine!
Belas fotos da viagem!
Passamos aqui para te desejar um ótimo natal e um feliz ano novo!
Abraços do Eduardo e Gislaine.

Anônimo disse...

Oi Elaine, muito legal seu ponto de vista!

Passei também para desejar um feliz natal e um próspero ano novo.

Abraços;

Leila e Júnior disse...

Amiga,

Lindas as fotos!
Desejamos um FELIZ NATAL cheio de paz, saúde, amor, realizações e prosperidade.

Um abraço a todos,

Leila e Júnior

Anônimo disse...

Muito legal a postagem!! Fiquei com água na boca só de pensar que, em breve, estarei morando lá! Abraços e um grande 2007!

Erasmo

Alê Brum disse...

Olá, Elaine! As fotos realmente são muito bonitas. Moro em Brasília que tem uma certa beleza, mas com certeza perde para Montréal de acordo com as fotos que eu vejo (ainda não conheço a minha futura cidade *rs).

Eu estou indo sozinha sim, mas eu conheço um grupinho de pessoas que também vão. Inclusive temos uma comunidade no Orkut. ;)

Aproveitando que ainda está em tempo, te desejo um feliz 2007 e que seus planos se concretizem com sucesso!

[]'s.

Anônimo disse...

Será que a Montréal que você foi é mesma que eu moro ?
Aqui não é tão limpo assim e temos muitas ruas esburacadas, ou melhor dizendo "quebradas", o que dá mesmo, ambos acabam com a suspensão dos carros.