22 junho, 2007

Currículo

Resume / Currículo

O currículo é uns dos documentos necessários para o processo de imigração.
Li este comentário, e achei muito interessante, como ainda tenho que fazer o meu, utilizarei estas informações para a elaboração.
- você terá claramente idéia de como deve ser SEU curriculum vitae, e o objetivo principal do CV é obter uma entrevista. Você terá um CV maître (o do animador do ateliê de que participei havia 9 páginas!), que você reduz a uma ou duas páginas, dependendo da empresa para onde vai enviar. Os selecionadores dizem que recebem muitos CVs assim que divulgam uma oferta de emprego. No Québec, o selecionador não concede mais de 20 (vinte) segundos para a primeira leitura do CV do candidato: ele vê diplomas e anos de experiência. O importante é se fazer notar para conseguir uma entrevista. Trucs para um CV eficaz:

1) As palavras devem ser cuidadosamente escolhidas. Deve-se utilizar um vocabulário simples e privilegiar os verbos de ação (como administrer, analyser, compiler, diriger, informer).

2) Deve ser um CV de fácil leitura, com fonte Times New Roman ou Arial. Usar espaço 1,5 para arejar o texto. Não usar desenhos ou imagens.

Erros a evitar:

1) Erros ortográficos, gramaticais ou de igitação podem demonstrar falta de profissionalismo. Aconselha-se que a correção seja feita por alguém que domine perfeitamente a ortografia e a gramática.

2) Incoerência pode deixar crer que a confusão reina no espírito do candidato. Delimitar claramente cada uma das partes (objetivo profissional, estudos, experência de trabalho, loisirs, etc.) Evitar se contradizer.TIPOS DE CVSegundo a experiência de trabalho e competências de cada pessoa, é possível estruturar o CV de 3 formas diferentes. Deve-se escolher a que melhor favoreça cada um: CV cronológico O CV cronológico nsiste sobre as experiências de trabalho adquiridas dentro de um mesma área de atividade. Você deve enumerar os empregos que você ocupou segundo a ordem cronológica inversa, isto é, começando pelo mais recente, SE* você deseja um emprego dentro da mesma área.

* sua experiência de trabalho ou sua formação deixa ver uma certa evolução.CV funcionalO CV funcional permite destacar suas competências mais do que suas experiências de trabalho. Você deve descrever suas competências, começando por aquelas que têm ligação com o emprego pretendido. Esse tipo de CV é aconselhado SE:* você tem pouca experiência ou nenhuma - [é o caso de todo imigrante: não existe experiência profissional canadense);* você teve muita funções, mas não existe ligação entre elas;* você deseja insistir sobre talentos jamais usados em seus empregos anteriores. CV misto O CV misto (mixte) é o mais usado. Ele apresenta tanto suas experiências profissionais quanto suas competências, agrupadas em ordem cronológica. esse tipo de CV é aconselhável, SE:* você freqüentemente muda de função ou emprego;* você tem muita experiência num domínio, mas trabalhou para muitos empregadores. CV eletrônicoÉ um CV mais dinâmico e permite criar hipertexto (links de seus antigos empregadores). Por exemplo, você pode dirigir um empegador para o site de uma empresa para a qual você trabalhou. A vantagem do CV eletrônico é permitir que o empregador use palavras-chave para pesquisar na sua candidatura seus critérios de seleção.

Alguns conselhos:

Simplifique sua apresentação. Evite utilisar caracteres especiais ou colunas, pois a formatação pode se modificar assim que você envia seu CV. Não insira imagens nem efeitos especiais, pois isso aumento o tempo de transmissão e isso pode irritar o empregador. (Assim que possível vou traduzir e digitar as demais informações. São 4 apostilas de 40 páginas cada uma. Há uma dezena de modelos de CV. Há crítica de selecionadores em relação a alguns CVs recebidos.Tudo o que transcrevi é orientação oficial da Imigração Quebec).

Fonte:

2 comentários:

Anônimo disse...

Elaine, parabéns pelo blog e por este post, pois e´ muito importante para nós sabermos sobre currículo no Canadá !!!!!

Parabéns e nos encontramos lá !

Abs.
Rodrigo.

Fabio disse...

Olá Elaine,

Realmente o CV é muito importante e concordo plenamente com o que está escrito na postagem. Valeu

Abraços

Fábio