23 março, 2007

Sirop d'érable


Sirop d'érable ou Maple sirop

No mês de março sempre começa a retirada do sirop d' érable (em francês) ou maple sirop (em inglês), é um melado que eles estraem da arvore que é símbolo do Canadá. Geralmente isto acontece quando o inverno está indo embora e chegando a primavera. E para festejar está época na cabana são vendido diversos produtos feitos com sirop d'érable, e também as pessoas comem isto com gelo, com se fosse um sorvete de sirop d'érable, e a maneira da fezer é muito interessante, eles despejam este melado em uma base de gelo, e as pessoas com um palito (de sorvete mesmo), vão passando no gelo com o melado e virando até ficar tudo grudado no palito, aí é só se deliciar.




E para vender no mercado as formas mais comuns são:




Eu particularmente prefiro o sirop d'érable numa panqueca e em crepe, é muito bom.....que saudades....

Mas existe uma infinidade de receitas com este melado.

Lá vai uma receita e francês:

Crêpes au sirop d'érable

Ingrediente:

1 litre (4 t.) de lait
750 ml (3 t.) de farine
15 ml (3c. à thé) de poudre à pâte
10 ml (2c. à thé) de bicarbonate de soude
15 ml (3c. à thé) de sucre
2 ml (1/2 c. à thé) de sel
Sirop d'érable

Modo de preparo:

Mélanger les ingrédients jusqu'à l'obtention d'une pâte liquide et lisse;
Verser dans une poêle beurrée de 15 cm (6 po) de diamètre;
Dès l'apparition de petites bulles sur l'ensemble de la crêpe, tourner celle-ci;
Servir les crêpes chaudes arrosées de sirop d'érable.

Vocês podem ver outras receitas neste link:

http://www.siropderable.ca/fr/cat_recette.asp?IdCategorieRecette=1&IdSectionRecette=2

4 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmm dá até água na boca!
Beijos!

Fabio disse...

Realmente parace ser muito bom, alguns amigos que ja provaram me disseram que parece o "Karo", um tipo de charope que tinha antigamente aqui no Brasil.

Abraços

Fábio

familymtvv disse...

Nai sei aonde voce esta mais queria fazer contacto com voce no caso de que voce este indo o ja estiver no Quebec, eu e minha familia estaremos indo em 3 meses para viver sendo que o meu procesoja esta finalizando e encontrei seu blog na Pagina dos meus amigos Luis e Tati, bem eu tambe tenho o meu novo novinho blog e passa por la nao tem nada ainda mas vamos ver no que vai dar. Um abraco.

www.mtvvfamily.blogspot.com

Eduardo e Oniraci disse...

Gostei muito do seu Blog Elaine. Entrei através do Blog do Luis e da tati. Quando puder entra no meu. Nem começamos ainda nosso processo e precisamos do apoio dos Blogueiros para não desistir. Abraços e fica com Deus.
http://baianosnocanada.blogspot.com/