08 junho, 2009

Médico de Família & Clínicas Médicas

Médico de Família & Clínicas Médicas
Informações de amigos que moram em Montreal sobre a área médica de lá

No Canadá as pessoas tem que ter um médico de família, este médico (eu acho que deve ser clínico geral)é ele que te indicará um médico especialista, sem esta indicação por escrito você não pode ir diretamente ao médico especialista. É meio confuso e burocrático esse sitema médico. Aqui no Brasil podemos marcar consulta e ir diretamente ao médico especialista economizando tempo, pois ficar faltando no trabalho aqui no Brasil pode ser até motivo de demissão...ops..
Cada cidadão tem que ter um médico de família, e como funciona isto?
Cada região tem um grupo de médicos que atendem somente na região onde estão, e seus pacientes devem morar na mesma região, os médicos não atendem pacientes que moram em outras regiões. Agora o problema maior é saber qual médico da região está aceitando pacientes novos. Ééé e ainda tem esta... o médico pode recuzar a ser o seu médico de família se assim ele quiser. Já pensou se todos os médicos de família que você for solicitar para que seja seu médico te recusar?! Aí é melhor se mudar da região/bairro. Normalmente os médicos dizem que não tem mais vagas, mas ouvi dizer que as vezes os médicos te recusam por simplismente não ir com a sua cara. Eu não sei se isto é verdade. Eu vou saber quando chegar a minha vez de procura um médico de família.

Em hospitais nos relatos que eu li, é que para ser atendido prontamente em hospitais o paciente precisa estar com a saúde muito ruim, algo de muito grave, em outras situações os pacientes esperam por várias horas para serem atendidos.

Bom eu achei no orkut um tópico muito informativo e ótimo para quem está chegando e não sabe como funciona o sistema publíco de Montreal que é para onde vou, de outras cidades não consegui achar como funciona. Segue abaixo o tópico:

Clínica Médica:A clinica que esta aceitando pessoas para médico de famila é http://www.zinasante.com/fr/
Site que tem lista de clinicas:
http://www.santemontreal.qc.ca/fr/sante_quartier/preschezvous.asp?CurrentPage=1&CategID=160
Mais clínicas:
* VMS ...6260,av.Victoria,Montreal...514 3440098 - está aceitando somente grávidas e bebês.

* Medicale Diamant...5885,Chemin de la Cote Des Neiges,bureau 201.. 514 7315994 - medicine generale et sans rendez vous.

Médicos:Dica de uma amiga, esse site tem os medicos por cidade e especialidade e tambem os comentarios dos pacientes:
http://www.ratemds.com/social/?q=node/28882&sid=60&orderby=Dnumratings
Ginecologistas, tel de mais alguns:
1. Centre de Santé des femmes - Dra. Sonia Gagnon - não conheço mas é a médica de uma amiga minha
5180, Boul. Gouin Ouest, Montreal
(514) 333.8105
2. Dr. George Mallouh - ele é meio estranho, mas pra uma emergencia pode ser útil. É bem facil de conseguir uma consulta, eu consegui em uma semana, esperei 1hora além do horario previsto mais ele me atendeu super bem, ele é bem velhinho mais foi professor da mc Gill muitos anos, fala ingles e frances.
5450 Cote-des-Neiges s. 212
tel (514) 931.3275
3. Dr. Robert Koby - esse é o médico que fez o parto e o pré-natal de uma das minhas amigas.
666 Sherbrooke St, suite 1900
(514) 842.4497

Uma notícia boa que agilizará o atendimento médico..
http://www.24hmontreal.canoe.ca/24hmontreal/actualites/archives/2009/04/20090403-134027.html

Bom é isto aí.

4 comentários:

Paula disse...

Ola daqui de Ottawa ! ,acho que estas profundamente equivocada qto ao sistema de saude ( servico de Saude ) aqui do Canada ! eu ja fui atendida nas Urgencias dos Hospitais e nao estava a morrer nem com as tripas de fora, das 2 vezes que la fui , foi uma questao de minutos apos passar pela triagem. No teu Brasil ( cidade de Sao Paulo )qdo la vivi para ter atendimento rapido e eficiente tive q optar por servicos medicos privado . O meu marido trabalhou para a Varig e usou sempre os servicos medicos da companhia aerea por eses lados tb .Aqui no Canada o sist de saude eh gratis, os medicos profissionais e nao brincam em servico, isto nao eh terra de indio......as pessoas sao civilizadas e de bem ; muitas vezes o problema das faladas esperas eh devido aos doentes terem o fraco conhecimento do lingua francesa ou da inglesa e dos hospitais tentarem encontrar alguem para servir de tradutor. Servicos medicos deste teor , onde nos podemos escolher o medico q queremos , eh so facultada em poucas partes do mundo . Nota que vcs acabaram de chegar e outros em vias de , e vao ter servicos facultados sem nunca terem pago 1 centavo de impostos ! e se um medico nao seguir as normas levaria no minimo uma queixa ah ordem dos medicos e ficaria em maus lencois ! Qdo chegares seh bem vinda , e vem com uma mentalidade aberta para aceitar a maneira de viver e estar no meu Canada !
pensamento do dia :
o Canada nao convida ninguem para se mudar para ca ! nos eh que decidimos se queremos para ca vir ! ( eu , o meu marido , familia, tu, etc etc ) optamos por essa escolha ! logo menina: tenta ser feliz , tenta te adaptar a esta vivencia, ao idioma, aos habitos e assim sera Feliz
abracos e dispoe ! e nao emprenhes pelos ouvidos , nem td o que escuta eh verdade assim como nem tudo o que reluz eh de oiro !
paulapiedaderebelo@hotmail.com

Fernando e Paula Rebelo

ja a residir no Canada ha muito e muitos felizes pela decisao

Paula disse...

ahhhhhhhhhhh e esqueci de escrever que o Hospital de Sao Paulo a que me referi eh o :Albert Einstein no Morumbi onde eu vivi
abracos

Elaine Alves disse...

Paula,

Tudo bom?
Tomara que em Montreal seja bem rapidinho o atendimento assim como em Ottawa.
Eu espero que quando eu chegar em Montreal e se caso eu precisar de serviços médicos no hospital eu seja atendida bem rápido. Como eu falei no post, são relatos e informações obtidas através de amigos, somente vou ter a minha própia opinão sobre o assunto mais no futuro. Mas mesmo assim achei válido postar estas informações para eu comparar mais para frente.

Obrigada pelo seu relato.

Elaine.

Anônimo disse...

É isso ai um problema sem falar em outras coisas, como a primeira cosulta é quase sempre para receitar tylenol, depois de umas semana você marca outra que é para a semana seguinte (somente ai já faz um mês que você esta doente)
Isso te empura para a urgencia do hospital onde algumas vezes sao dois ou três dias de espera.

Beto