08 dezembro, 2006

Comentários da minha temporada em Montreal

Neste post vou descrever um pouquinho a minha viagem à Montreal no ano passado, mas só descreverei as coisas que gostei e não gostei, pois sobre os lugares turísticos vocês vão achar pesquisando, então estive lá entre 01/06/2006 à 30/09/2006, fui fazer um curso de inglês, claro que não fiquei só estudando, fiz um pouco de turismo também, conheci as seguintes cidades: Montreal (aonde estudei), Quebec city, Otawa, Magog e MontTremblant. Irei enfocar somente em Montreal.
Ao chegar em Montreal, estava com tantas espectativas, já no avião, ficava pensado em tantas perguntas, tentando encontrar as respostas, antes de chegar, tipo: como será que vai ser? Será que vou gostar? Será que vou gostar do lugar, das pessoas?
Isto porque eu fui passar somente uma temporada por lá. Imaginem quando eu imigrar, vai ser um turbilhão de pensamentos....

Quando cheguei, fui recepcionada pela minha irmã e meu cunhado, e junto com uma onda de pólem no ar, quando eu fui era verão, descobri que sou alérgica, a pólem....espero que isto não seja um sinal. Para todo lugar que eu olhava, eu ficava impressionada com a limpeza, as ruas sem buracos, tudo muito florido, as casas igualzinhas nos filmes, os jardins bem cuidado, os canadenses tem paixões por um belo jardim, e todos que podem, fazem como terapia, passatempo.

A prefeitura, cuida dos jardins, e vasos de flores públicas, normalmente nos bairros tem um arranjo de flores em volta de cada poste nas ruas, e existem uns caminhões próprio que vai em cada arranjo de flores que fica no alto para regar, eu achei o máximo... Aqui no Brasil, quando tem flores fica por conta da chuva, isto se não arrancarem antes.

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting


O ônibus passa todos os dias pontualmente no ponto, e tem mais, não adianta levantar o braço...rsr... Devem estar pensando que eu cometi este mico, né...?! Mas não cometi, me avisaram... Existe uma tabela de horários, que você se programa por ela, e pode contar no horário certo.

Mas nem tudo são flores...
Não gostei do metrô, são velhos, comparados com os de São Paulo e nem das estações, pois a maioria delas não tem escadas rolantes, se vc tiver o azar de quebrar a perna, com certeza irá ter dificuldades para andar de metrô. Mas sempre tem aquelas estações, que são "principais" que tem até telão, que fica passando clips, e informando o tempo restante que falta para o trem chegar, isto achei legal. Algumas estações tem saída para o shopping sub-terraneo, inclusive o trem que vai para outras cidades também. Alias estes shoppings subterraneos são ótimos para o rigoroso inverno. Existem prédios comerciais que também tem acesso aos shoppings subterraneos, todos eles são interligados entre si por de baixo da terra (metrô, trem, shoppins e prédios comerciais)são vários andares de baixo da terra, muito louco....adorei!!! Acho que a universidade Mc Gill também é interligada ao mundo subterraneo, atraves do próprio metro Mc Gill, mas não tenho certeza...
Os Canadenses em geral achei bem atenciosos, nas lojas eles tiveram muita paciência comigo, pois eu estava pela 1ª vez me virando no inglês sozinha e todos sem exeção me ajudaram, as vezes quando a coisa enrolava, até o espanhol tentavamos falar.....foi engraçado..... conheci os amigos do meu cunhado, todos foram bem receptivos. Claro que eles não são como os cariocas que chegam para fazer amizade, mas poderia equiparar com os Paulistas, são solicitos, mas não evazivos.
São educados até no transito, nos bairros não é necessário ter um farol para o carro parar para você passar, basta você colocar o pé no asfalto e pronto, os carros já param para você atravessar, a sem pressa heim pode atravessa tranquilamente. Eu estranhei muito porque em São Paulo só falta o motorista te xingar porque você está atravessando na faixa de pedestre e ainda se você continuar corre o risco de ser atropelado.
A diferença não está só nos motoristas, mas também nos pedestres, pois quando tem farol os pedestres esperam o sinal verde para atravessar.... claro, que se não tiver ninguém não tem motivo para ficar parado e né. Esta regra não funciona muito no centro, como também tem transito, é bom ficar esperto....
A limpesa é extraordináriamente impressionante, realmente nos parques nas ruas não tem comparação com São Paulo, lá tudo é arrumadinho, grama aparada, e tudo limpo, tudo mesmo. Os parques são ótimos para frequentar, geralmente não ficam lotados, como os de São Paulo que quase não dá para andar, ficamos tropeçando um no outro, os parques de Montreal você anda tranquilamente praticamnte você e a natureza. De uma olhada nas fotos abaixo, no parque e no centro:

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting

06 dezembro, 2006

CÉGEP

Andei pesquisando sobre os estudos no Quebec, e encontrei muita informação a respeito, na minha opinião acho que será muito interessante fazer algum curso tipo técnico quando imigrar, depois de completar o curso de frânces é claro, será bom tanto para conseguir um emprego e para socializar, fazer contatos. Abaixo irei descrever um pouco sobre o assunto e mais abaixo os links para futuras pesquisas.
O que é CÉGEP?

É uma rede de instituições de ensino superior. A rede de CEGEP foi fundada em 1967. Situado em todas as regiões de Québec, até hoje contam com 48 unidades, o CEGEPs representa a primeira etapa de ensino superior. Os estudantes entram no CEGEP depois de completar seis anos de escola elementar e cinco anos de escola secundária.

Uma característica particular de CEGEPs é a coexistência de programas pre-universitários, leva a estudos universitários, e programas técnicos de carreira, que preparam estudantes para entrar no mercado de trabalho. Tem um programa, para estudantes fazerem cursos gerais de educação.

Para entender melhor o que é CÉGEP (Collège d´enseignement général et professionnel) considerem o seguinte:
No Brasil:
Técnico = nível médio (antigo 2ºgrau) = escolas técnicas
Tecnólogo = nível superior (3 anos) = FATEC
No Québec (CÉGEP´s):
Técnico = nivel superior (1 ou 2 anos)
Tecnólogo = nivel superior (3 anos)
Além disso os CÉGEP´s oferecem uma preparação para a universidade de dois anos (é o chamado ensino geral)
Neste site tem uma lista de CÉGEP's, e demais informações:
http://www.fedecegeps.qc.ca/index.php?section=14
Este arquivo é muito bom, achei muito interessante, está em formato pdf e fala detalhadamente sobre o estudo no Quebec:

05 dezembro, 2006

Sites indicados pela Imigração

Para as pessoas que foram em alguma palestra oficial da Imigração do Quebec já devem ter recebido ou provavelmente iram receber um e-mail com uma relação dos sites legais para pesquisa, resolvi deixar todos os links aqui para ficar mais fácil numa pesquisa, e para quem se interessar também, então segue o e-mail:

*Bonjour!***
O *Governo do Quebec* agradece a sua presença na palestra Imigração Quebec. Para continuar lhe ajudando na decisão de emigrar para a maior província canadense, segue uma relação de sites oficiais que oferecem todo o suporte necessário para quem quer conhecer um pouco mais do Quebec, do mercado de trabalho e das profissiões regulamentadas. Fique atento às novas palestras que acontecerão na sua região, em breve.
Inscrições abertas no site:www.imigracao-quebec.ca

Cordialmente,

*Bureau d'Immigration du Québec**

**SITES SOBRE O QUÉBEC*

*Portail Québec:www.gouv.qc.ca

*EMPREGO*
*Ministère de l'Emploi et de la Solidarité sociale (Ministério do Empredo):www.mess.gouv.qc.ca
*Normes du Travail du Québec (Normas do Trabalho):www.cnt.gouv.qc.ca
*Service d'Orientation et d'Intégration aux immigrants au travail de Québec(Serviço de orientaçao e integraçao aos imigrantes ao trabalho):
www.soiit.qc.ca

*Recherche d'emploi(Busca de emprego)
*www.reperes-emplois.com
*www.guichetemplois.gc.ca
*www.workopolis.com
*www.monster.ca
*www.joboom.com

*ÉCONOMIE*
*Ministère du Développement économique, Innovation et Exportation:
www.mdeie.gouv.qc.ca
*Montréal International:
www.montrealinternational.com/fr/accueil/index.aspx
*Centre de la Recherche industrielle:www.criq.qc.ca
*Institut de la Statistique du Québec:www.stat.gouv.qc.ca
*SANTÉ-Ministère de la Santé et des Services sociaux:
www.msss.gouv.qc.ca

*TOURISME*
*Ministère du Tourisme:www.tourisme.gouv.qc.ca
*Tourisme Québec:www.bonjourquebec.com

*CULTURE*
*Répertoire des sites web québécois:www.toile.qc.ca
*Le portail du Québec:www.quebecweb.com

*NOUVELLES*
*Nouvelles et actualité:www.radio-canada.ca
*Journaux, actualités:www.cyberpresse.ca
*Journal de culture:www.voir.ca
*Magazine d'actualité:www.lactualite.com

*MONTRÉAL*
*Portail régional de Montréal:www.montreal.gouv.qc.ca
*World Trade Centre Montréal:www.wtcmontreal.com

*RÉGIONS*
*Développement régional:
www.mdeie.gouv.qc.ca/page/web/portail/developpementRegional
*Site officiel de l'Office du tourisme de Québec:www.quebecregion.com

*ÉDUCATION*
*Ministère de l'Éducation, du Loisir et du Sport:www.mels.gouv.qc.ca
*Fédération de Cégeps:www.fedecegeps.qc.ca
*Services de Crèches:
http://www.mfacf.gouv.qc.ca/thematiques/famille/services-garde/index.asp
*Commission scolaire de Montréal:www.csdm.qc.ca

*UNIVERSIDADES*
*Em francês*
*Université du Québec:www.uquebec.ca
*Université de Québec à Montréal (UQAM):www.uqam.ca
*Université de Montréal:www.umontreal.ca
*Université Laval:www.ulaval.ca
*Université de Sherbrooke:www.usherbrooke.ca
*Université de Québec à Chicoutimi(UQAC):www.uqac.uquebec.ca
*Université de Québec à Rimouski(UQAR):www.uqar.qc.ca
*Université de Québec à Trois-Rivières(UQTR):www.uqtr.ca
*Université de Québec à Abitibi-Témiscamingue(UQAT):
www.uqat.uquebec.ca
*Université de Québec en Outaouais(UQO):www.uqo.ca
*Em inglês*
*Université Mc Gill:www.mcgill.ca
*Université Concordia:www.concordia.ca
*Université Bishop à Sherbrooke:www.ubishops.ca

ÉCOLES UNIVERSITAIRES
*Haute Études commerciales(HEC):www.hec.ca
*École de Technologie Supérieure(ETS):www.etsmtl.ca
*École nationale d'administration publique(ENAP):
www.enap.uquebec.ca/enap-fra/contactez/contact-quebec
*École polytechnique de Montréal:www.polymtl.ca
*AUTRES*
*Télé-université:www.teluq.uquebec.ca
*Centre d'information canadien sur les diplômes internationaux:
www.cicic.ca
*ÉduQuébec - Régions:www.eduquebec.com
*Centre d'éducation canadien:www.studycanada.ca

**PROFISSÕES REGULAMENTADAS POR UMA ORDEM PROFISSIONAL
**PROFISSÕES DE EXERCÍCIO EXCLUSIVO**

Biológicas*
*Conselho dos Acupunturistas de Québec:
www.ordredesacupuncteurs.qc.ca
*Conselho dos Audioprotesistas de Québec:www.ordreaudio.qc.ca
*Conselho dos Dentistas de Québec:www.odq.qc.ca
*Conselho dos Enfermeiros de Québec:www.oiiq.org
*Conselho dos Farmacêuticos de Québec:www.opq.org
*Conselho dos Protéticos de Québec:www.odq.com
*Conselho dos Médicos de Québec:www.cmq.org
*Conselho dos Oftalmologistas de Québec:www.oodq.qc.ca
*Conselho dos Optometristas de Québec:www.ooq.org
*Conselho das Parteiras de Québec:www.osfq.org
*Conselho dos Podiatras de Québec:www.ordredespodiatres.qc.ca
*Conselho dos Quiropráticos de Québec:www.chiropratique.com
*Conselho dos Técnicos em Radiología:www.otrq.qc.ca
*Conselho dos Veterinários de Québec:www.omvq.qc.ca

*Exatas*
*Conselho dos Agrimensores de Québec:www.oagq.qc.ca
*Conselho dos Agrônomos de Québec:www.oaq.qc.ca
*Conselho dos Arquitetos de Québec:www.oaq.com
*Conselho dos Engenheiros de Québec:www.oiq.qc.ca
*Conselho dos Engenheiros Florestais de Québec:www.oifq.com
*Conselho dos Geólogos de Québec:www.ogq.qc.ca
*Conselho dos Químicos de Québec:www.ocq.qc.ca

*Humanas*
*Ordem dos Advogados de Québec:www.barreau.qc.ca
*Conselho dos Contadores Públicos de Québec:www.ocaq.qc.ca
*Conselho dos Oficiais de Justiça de Québec:www.huissiersquebec.qc.ca
*Conselho dos Tabeliãos de Québec:www.cdnq.org

*PROFISSÕES DE TÍTULO RESEVADO*
*Biológicas*
*Conselho dos Auxiliares de Enfermagem:www.oiiaq.org
*Conselho dos Dietistas de Québec:www.opdq.org
*Conselho dos Ergoterapeutas de Québec:www.oeq.org
*Conselho dos Fisioterapeutas de Québec:www.oppq.qc.ca
*Conselho dos Higienistas Dentais de Québec:www.ohdq.com
*Conselho dos Inhaloterapeutas de Québec:www.opiq.qc.ca
*Conselho dos Ortofonistas e Audiologistas de Québec:www.ooaq.qc.ca
*Conselho dos Tecnólogos Dentais de Québec:www.ottdq.com
*Conselho dos Tecnólogos Médicos de Québec:www.optmq.org

*Exatas*
*Conselho dos Tecnólogos Profissionais de Québec:www.otpq.qc.ca

*Humanas*
*Conselho dos Administradores Juramentados de Québec:www.adma.qc.ca
*Conselho dos Assessores de Recursos Humanos:www.rhri.org
*Conselho dos Gestores autorizados:www.cma-quebec.org
*Conselho dos Orientadores de Québec:www.occoppq.qc.ca
*Conselho dos Psicólogos de Québec:www.ordrepsy.qc.ca
*Conselho dos Revisores Oficiais de Contas de Québec:www.cga-quebec.org
*Conselho dos Taxadores de Québec:www.oeaq.qc.ca
*Conselho dos Tradutores, Terminólogos e Intérpretes Juramentados de Québec:www.ottiaq.org

28 novembro, 2006

Aposentadoria no Canadá

Eu pesquisei na net sobre a aposentadoria no Canada e descobrir algumas informações legais de como funciona. No orkut, o Antônio disse o seguinte:
Para os curiosos ...
No inicio da decada de 90 o parlamento passou uma lei que mudou o sistema previdenciario federal (Quebec tem seu seu sistema provincial) de ‘beneficiente’ para ‘contributivo’ Vale o quanto vc contribuiu. Quer dizer que se vc trabalhou por muitos anos e pagava o teto maximo vc recebera 828.75 maximo por mes de aposentadoria.
Se vc chegou aqui aos 50 anos vc recebera proporcionalmente aos anos que vc contribui (100.00 por ex).
As idades sao 60 p/ mulher e 65 homem.
Ja se fala em acrescentar 2 anos a essas idades 62/67. Vc pode se aposenter ate 10 anos antes disso entretanto seus rendimentos serao proporcionais ao que vc contribuiu. O famoso ‘freedom at age 55’. Obviamente que 100.00 por mes, nao dá pra nada, pra quem contribui por pouco tempo. O governo tem entao um plano complementar para essas pessoas quando vc atinge a idade compulsoria de 60/65 http://www.sdc.gc.ca/asp/gateway.asp?hr=/en/isp/oas/oasrates.shtml&hs=ozs . Por esse plano vc recebe um complementacao maxima de 484.63 por mes basta que vc tenha atingido a idade de aposentadoria.
Oops .. ia esquencendo vc tem quer ter vivido no minimo 10 anos no Canada pra ter direito. E o teto máximo de benefício tb leva em consideracao o que vc recebe do fundo de pensao de sua empresa (RPP) ou outras fontes de renda como aluguel.
Moral de historia: o governo quer que VOCE e sua empresa seja responsavel pelo sua aponsentadoria. Dai eles oferecerem os RRSP (pra todo mundo) e RPP (pela empresa) com direito a desconto no seu imposto. Em linhas gerais a cada 1000 que vc bota no seu RRSP vc tem um desconto de 350 no seu imposto de renda (ha aliquotas que variam de acordo com o que vc ganha). E ambas contribuicoes sao feitas no sertor privado (bancos, trusts, seguradoras, etc)

RRSP & RPPRPP (Registered Pension Plan) se assemelham aos Fundos de Pensao que a gente tem no Brasil. As regras do plano variam de empresa pra empresa. Se vc pode sacar todo duma vez, os limites maximos de saque por ano, idade pra fazer os saques, etc.Os RRSP ( Registered Retirement Saving Plan) funcionam como um 'Tax shelter protection'. Ele e' todo regido pelo areas de financas do governo ja que se relaciona ao imposto de renda. Por lei vc pode sacar seu RRSP a qualquer hora em parcelas ou todo duma vez. Nao é necessario esperar a aposentadoria. Entretanto isso foge ao proposito do plano cuja ideia é vc fazer saques anuais depois de aposentado. Pra cada dollar que vc investe no plano o governo te devolve parte como restituicao de imposto de renda. Da mesma maneira os redimentos ganhos no plano, se algum, sao 'tax free'. Como vc proprio administra seu RRPS vc pode perder o que investiu se fizer escolhas inadequadas. O X da questao e' que na hora que vc for fazer as retiradas (sejam parcias ou todo o valor acumulado) tem de pagar de volta ao governo o imposto que foi 'deffered'.
Na verdade o governo nao ta lhe dando dinheiro, ele ta apenas lhe dando mais tempo pra vc pagar o imposto, diga-se apos se aposentar quando seu rendimentos vao decair. Do valor acumulado no seu plano vc tb pode pegar ate o limite de 20,000 pra dar entrada na sua primeira casa, mas esse dinheiro tem posto de volta no seu plano nos proximos 15 anos do contrario vc paga imposto sobre ele.
PS.: Opiniao pessoal ... nao recomendaria a ninguem tirar dinheiro do RRSP pra nada, nem mesmo pra dar de entrada numa casa. Alem de se perder o beneficio de nao pagar imposto sobre os rendimentos que seriam gerados, vc ainda tem que repor o dinheiro sob pena de ter que reembolsar o Revenue Canada pela restituicao que lhe foi dada.
_______ #-#-#_________

Por esta explicação, na minha opinião, a pessoa que contribue, terá que ter um fundo de pensão à parte para poder viver dignamente na velhice. Não me parece muito diferente ao INSS do Brasil. E sobre poder retirar o dinheiro do RRSP, achei que não é bom negócio fazer isto, se você contribue para a aposentadoria para que retirar antes? Não vejo lógica nisto...

17 novembro, 2006

Tenho o perfil?

Bom, venho há alguns dias me perguntando. Será que tenho o perfil que Quebec precisa? Será que posso ser aceita nesta província? Para responder estas dúvidas, comecei a pesquisar mais, e mais... De todos os requisitos que a Imigração pede, tenho que ter pelo menos 3 deles, então vamos analizar:
1º - Ter idade entre 21 à 35 anos ( tenho 31 anos) - ok
2º - Francês fluente (vou começar a estudar francês em janeiro/2007) - ok em andamento
3º - Escolaridade técnólogo ou universitário, mínimo ( tenho universidade) - ok
4º - Experiência de trabalho de no mínimo 2 semanas - (tenho, porém em outra atividade ...fiz universidade em Turismo, mas trabalho com contabilidade ha muito mais que 5 anos) - acho que está ok, eu acho...neste ítem não tenho certeza...
5º - Esteve no Canadá por mais de 2 semanas (sim, estive lá por 5 meses feitas em duas viagens) - ok
6º - Parentesco no Canadá (sim, tenho irmã e sobrinha que moram em Montreal) - ok
7º - Amigos no Canadá (sim, tenho alguns amigos e amigas Canadenses) - ok

Analisando, os ítens mais importante são: ter idade até 35 anos, ter um diploma, e falar francês.
Tendo esses três ítens, conforme foi dito na palestra oficial de Quebec, é quase certa a aprovação da Imigração. É claro, outro ítem fundamental é ter $$ para se sustentar pelo menos por 3 meses.
No meu caso, exceto a língua "frances" que vou começar a aprender em janeiro de 2007, acho que preencho os requisitos mínimos para a imigração....
Eba!!! Que bom!!!!

Palestra Oficial


No dia 14/10/06, fui na palestra oficial do Quebec que foi realizada no auditório da Aliança Francesa. Realmente tem muita gente querendo imigrar, estava lotada!!
Talvez por este motivo, em outubro/2006, a Imigração do Quebec modificou a forma de selecionar as pessoas interessadas em imigrar... Umas das alterações foi no requisito idade. Agora podem imigrar pessoas com a até 35 anos. Quem tiver interesse em imigrar que tenha mais de 35 anos, que tenha a intesão de imigrar sózinho (a), possivelmente não será aprovado, uma alternativa que a palestrante falou, seria que a única possibilidade de conseguir seria se for casado (a) e o companheiro (a) tenha menos de 35 anos. Claro, deverá ter os outros requisito também, como o francês fluente e nível técnico ou universitário. A lista de profissões estão sempre em constantes atualização... A profissão da qual sou formada já não consta mais na lista, mas posso compensar com os outros requisitos. Assim eu espero... Mas, basicamente tudo que ela falou na palestra eu já sabia. Afinal, quando você decide imigrar é natural que vá pesquisando tudo sobre o assunto. É fácil, na internet tem muitas informações, basta ter paciência e pesquisar muito...

07 novembro, 2006

Escola de francês


Começa agora a minha busca por uma boa escola de francês, mas o dificil é achar boa e barata.... Alguém tem sugestões? Comecei a pesquisar pela Alianca Francesa, nossa como é cara esta escola, vou continuar a procura sei que vou achar...
Verifiquei na Wizard os valores são bem mais em conta, mas achei que o método não seria eficaz para aprender o francês. Acho a escola boa, pois estudo inglês lá, mas para o francês que tem uma gramática mais detalhada, talves o método não seja o ideal.
E pensando melhor, a própria imigração indica a Aliança Francesa, como uma boa escola para o apredizado do frances. Sei que não conta pontos estudar nesta escola ou em outra, mas dá uma boa impressão. O que vai definir se o francês é bom ou não, vai ser na entrevista, na conversação....ai ai ai....
Então me decidi...
Vou me matricular no intensivo em janeiro na Aliança Francesa, e depois na turma regular no decorrer do ano. Vou começar a aprender fazer biquinho....rsr...

01 novembro, 2006

Temporada em Montreal

Minha temporada em Montreal no ano passado, postei algumas paisagens...Neste período foi em junho à setembro de 2006. Saudades!!!






10 outubro, 2006

Inicializando


Estou iniciando este blog, pois quero lembrar de todas as minhas experiencias, momentos vividos, os problemas, as dificuldades, as superações, e as conquistas.
Tenho a intenção de imigrar ao Canada, estou pesquisando muito sobre o país e mais precisamente a cidade de Montreal que é a minha paixão.
Passei 4 meses nesta cidade magnifica no ano passado, acabei me encantando.
Fui fazer um curso rápido de inglês. E nesta cidade conheci muitas pessoas legais, turistas, imigrantes, quebequoás...E achei linda a língua francesa, fui para aprender o inglês, e agora tenho que aprender o francês, pois quero imigrar....
Depois que voltei a Sampa, achei tudo tão miserável, as pessoas se trancando como se fossem cadeias em suas própias casas, com grades até o teto para se protegerem dos bandidos....a quantidade de pedintes e mendigos nas ruas é enorme....as pessoas ficam com medo até de andar nas ruas de São Paulo....a sujeira nas ruas nem se fala...(Montrel também tem sujeiras nas ruas, más não tanto como São Paulo), e o nosso governo não faz NADA para mudar isto....alias faz, sempre dando um jeitinho brasileiro de arrecadar mais impostos para serem desviados....se eles aplicassem o dinheiro arrecadado para aquilo que é proposto, tudo bem, mas não é isto que acontece aqui.... Quando eu penso nestas situações e nas outras, mais vontade eu tenho de mudar de país. Mas racionalizando estou começando a pesar os prós e os a favor de imigrar, pois tenho que ter bem definido isto antes de embarcar.

Por quê Era do gelo?


Por que este nome "Era do Gelo"?


O Canadá, mais precisamente na Provincia do Quebec, acho que o lugar já é a resposta.
Neste lugar tem muito gelo, e que dura em média uns 6 meses por ano, de novembro à abril, só de imaginar já dá frio....rsr...
A minha intenção é de imigrar para Montreal, então no futuro, espero que próximo, para mim será a era do gelo. Tenho que ir acostumando com a idéia de passar muito frio.
Então por este motivo resolvi escolher este nome Era do gelo.